Iluminar todo o povoado, por meio de um sistema de iluminação pública inteligente e com energia renovável

Projeto Reconstruyendo La Nopalera

Mexico

La Nopalera

Em La Nopalera, um pequeno povoado no estado de Morelos, no México, os habitantes ainda enfrentam um duro trabalho para reconstruir tudo o que o terremoto de 19 de setembro de 2017 destruiu: a igreja, a escola e, acima de tudo, as dezenas de casas. Com uma população de apenas 800 habitantes, La Nopalera é uma área marginalizada, tanto por sua situação geográfica quanto pela falta de serviços públicos.

Para melhorar suas condições socioeconômicas, o Patronato da Fundação Elecnor aprovou, por unanimidade, a realização do projeto de iluminação pública solar na região. O objetivo do projeto é iluminar todo o povoado por meio de um sistema de iluminação pública inteligente e com energia renovável. E, além disso, promover segurança nas áreas urbanas e aumentar a qualidade de vida dos habitantes.

Nesse contexto, a Fundação Elecnor e a Fundação Casa de México, em Madri, assinaram um convênio para explorar meios de colaboração em projetos de Infraestrutura Social em solo mexicano.

Em outubro de 2019, aconteceu a apresentação do projeto “Reconstruindo La Nopalera” com a presença dos representantes de diferentes fundações corporativas e ONGs, como Agustín Alonso, presidente municipa de Yautepec (Morelos); Miriam Ciscar, chefe do departamento de cooperação setorial (AECID); e Mercedes Sánchez Pedrosa, chefe do departamento de cooperação com o México, América Central e Caribe (AECID).

Em 27 de novembro de 2020, a Fundação Elecnor e os representantes da Prefeitura de Yautepec e da Comunidade de La Nopalera inauguraram com sucesso o sistema de 83 luminárias de última tecnologia com painéis solares, devolvendo a luz às ruas da Comunidade de La Nopalera, ajudando seus habitantes a ter uma vida normal após o anoitecer e a recuperar parte do que o terremoto de 19 de setembro de 2017 levou em pouco menos de um minuto.

DADOS FUNDAMENTAIS

habitantes