Eletricidade estável e de qualidade fornecida por um sistema fotovoltaico

Projeto Énergie Solaire Pour L'Éducation

Camarões

Vamos conhecer o projeto Énergie Solaire Pour L’Éducation

O objetivo desse projeto é consolidar as atividades socioeducativas do Instituto Técnico Don Bosco em Ebolowa proporcionando eletricidade estável e de qualidade por meio da instalação de um sistema fotovoltaico que garanta as atividades que são realizadas no Instituto Técnico, no internato, no centro juvenil, na rádio e o serviço de abastecimento de água grátis para a região. Com essa instalação renovável, a Fundação Elecnor ajuda a melhorar a educação e a qualidade de vida de pelo menos 750 alunos.

O projeto instalado é formado por uma matriz solar de 62 kWp, composta de 180 painéis de 345 watts de potência unitária, que será capaz de fornecer 63% da energia consumida. Essa matriz atua com um cluster de inversores carregadores de 48 kWn, capazes de fornecer a potência necessária e com algumas baterias de 3500 Ah a 48 V, que promovem até 12 horas de autonomia, suficiente para o período noturno.

A Fundação conseguiu dar um passo a mais com esta intervenção em Camarões, ter um projeto 360º, que reúne o projeto e a construção de uma infraestrutura social, transferência de conhecimento através da formação e inserção profissional. Os sete alunos que ajudaram a implementar o projeto e já finalizaram seus estudos, foram posteriormente contratados pela Elecnor Camarões para a construção de um parque solar fotovoltaico. Uma das melhores recompensas para a Fundação Elecnor foi possibilitar a eles o primeiro emprego, a primeira oportunidade profissional. Entre eles, está Mercine Saata, que pode ser considerada a primeira mulher técnica em energia solar em Camarões.

Um projeto 360º

O Énergie Solaire pour l’Education é um exemplo evidente do compromisso da Fundação Elecnor com a sustentabilidade e a continuidade de projetos dos quais participa.

Com o “ODS 7. Energia acessível a limpa” no centro desse projeto, cobrimos os grandes desafios marcados com uma estratégia definida e as ferramentas disponíveis.

Essa é a contribuição que torna o Énergie Solaire pour l´Education um projeto 360º.

O problema da eletricidade

Os cortes de energia ou as interrupções de fornecimento de energia elétrica são cada vez mais frequentes, chegando a cortes de energia de vários dias. As pessoas precisam aguentar horas sem luz, sofrendo problemas graves de conservação de alimentos, entre outros.

A energia elétrica oferecida é de qualidade muito ruim. É comum haver picos de tensão que destroem equipamentos eletrônicos ou suas proteções. A manutenção das instalações e dos equipamentos é um problema importante que traz consequências econômicas séria.

Os Salesianos em Ebolowa

Os Salesianos de Don Bosco são uma congregação de religiosos católicos que trabalham na educação, principalmente para jovens menos favorecidos. Na África, há 83 Centros de Formação Profissional Técnica.

O ITDB de Ebolowa é um centro profissional de referência ao sul dos Camarões que conta com mais de 750 alunos. Jovens e adolescentes aprendem a trabalhar em um ambiente pedagógico de qualidade. São oferecidas capacitações de mecânica automotriz, eletricidade, marcenaria, manutenção eletrônica e informática.

Além disso, o centro dispõe de:

• Internato para 53 jovens provenientes de regiões isoladas, com dificuldade de acesso a educação técnica ou secundária.
  • Centro Juvenil que oferece atividades e serviços extracurriculares, esportivos e culturais a mais de 300 jovens na cidade.
  • Rádio comunitária a serviço da educação, animação sociocultural e promoção para desenvolvimento com 150.000 ouvintes.

Na área da educação, a importância da energia elétrica é enorme

PRINCIPAIS DADOS

ALUNOS