Água, saúde e educação

Projeto H2OME

Angola

Em 2017, foi inaugurada na Angola a primeira instalação operacional do projeto H2OME, que é uma resposta inovadora à escassez de água potável nos países em desenvolvimento e fruto da iniciativa P&D+i do Grupo Elecnor.

Para ajudar a enfrentar o desafio do acesso à água potável em ambientes vulneráveis, a Fundação Elecnor implementou um projeto inovador, automatizado e com tecnologia de última geração para o fornecimento de água potável.

A falta de água própria para o consumo humano é responsável por sérios problemas de saúde, e o projeto H2OME mostra que a tecnologia pode ajudar a amenizar essa séria adversidade.

A instalação na Angola foi concebida para fornecer água potável a 10.000 pessoas em Gove, província de Huambo. A inauguração ocorreu em 20 de março de 2017, com grande aceitação popular e sólido apoio institucional.

Água, saúde e educação

O H2OME é uma solução versátil e sustentável desenvolvida pelo departamento de P&D+i da Elecnor. Ela foi criada a partir de contêineres marítimos que são resgatados, redesenhados e restaurados para construir uma estrutura móvel em dois níveis, fácil de instalar e transportar.

Mas o H2OME é muito mais do que apenas uma estrutura física; as crianças poderão desfrutar de uma biblioteca audiovisual de 100 m2 que já tem mais de 3.000 livros, computadores, DVD e televisão para transmitir documentários e filmes que ajudarão na formação dos alunos. Será como abrir uma janela para um novo mundo e para o conhecimento. Será mais um passo rumo à igualdade de oportunidades. E, para garantir o melhor uso dessas instalações, os próprios professores da escola de

Gove criarão uma programação para que as crianças possam aproveitar o espaço e essa oportunidade valiosa de acesso à informação e formação dos alunos.

Com a instalação do H2OME em Angola, a água chega diretamente à escola e ao hospital de Gove e também é distribuída entre onze fontes para toda a população, a fim de atingir o máximo de pessoas.

O H2OME é também o primeiro espaço público de Gove criado para receber atividades educativas e recreativas com a iluminação certa e em um ambiente seguro.

A relevância deste projeto único foi reconhecida publicamente:

• O projeto H2OME foi premiado pela revista Actualidad Económica como uma das 100 melhores ideias de negócio do ano de 2013. Ele foi considerado como um dos projetos de mais destaque na categoria de "Ideias sustentáveis".
  • Na 5ª edição do concurso Premios Corresponsables, a Fundação Elecnor ganhou o principal prêmio da categoria de Grandes Empresas pelo H2OME para as iniciativas mais inovadoras e sustentáveis no campo de RSE na Espanha e na América Latina.

PRINCIPAIS DADOS:

Inovação,
automação e tecnologia de ponta para o fornecimento de água potável em ambientes vulneráveis

A inauguração
do H2OME na Angola teve grande aceitação popular e sólido apoio institucional