Construindo um lar
fora de casa

Projeto Casa Ronald McDonald de Madri

Espanha

A Fundação Elecnor realizou o seu primeiro projeto de Infraestrutura Social na Espanha pelas mãos da Fundação Infantil Ronald McDonald, cuja missão em todo o mundo consiste em criar e apoiar programas que melhorem diretamente a saúde e o bem-estar das crianças.

Ambas as Fundações estão trabalhando conjuntamente na Casa Ronald McDonald de Madri. As Casas Ronald McDonald estão localizadas no mundo inteiro para oferecer às famílias com crianças hospitalizadas um alojamento próximo ao centro médico onde o tratamento está sendo realizado. O objetivo consiste em proporcionar “um lar fora de casa”, para que ali se sintam confortáveis e, principalmente, apoiados durante esses períodos que nem sempre são fáceis.

A Elecnor construiu “chave na mão” a Casa Ronald McDonald de Madri, concretamente no edifício do Hospital Infantil Niño Jesús. Por sua vez, a Fundación Elecnor executou o projeto Eficiência Energética junto à Cátedra Fundación Elecnor de Energías Renovables y Eficiencia Energética (Cátedra Fundação Elecnor em Energias Renováveis e Eficiência Energética), estabelecida com a Universidad Politécnica de Madrid.

A Casa nova é a maior da Espanha, visto que possui uma superfície de 3 mil metros quadrados e tem 23 quartos com banheiro e terraço privados. Além disso, dispõe de instalações para compartilhar experiências, tais como salas de jantar, salas de jogos, área de computadores e biblioteca para acompanhar as crianças em seus estudos.

Projeto de Eficiência Energética

O objetivo desse Projeto é fornecer soluções modernas, sustentáveis, energeticamente eficientes e de redução do impacto ambiental para diminuir o elevado custo de manutenção anual de uma Casa Ronald McDonald.

As instalações da casa foram projetadas introduzindo as tecnologias mais eficientes cujo uso é viável no local do edifício e em relação às características deste. As tecnologias selecionadas são as seguintes:

• Produção de água quente doméstica mediante a instalação solar térmica e apoio por meio da bomba de calor geotérmica.
  • Produção de água quente e fria para climatização utilizando bombas de calor geotérmicas.
  • Produção de eletricidade por meio de painéis fotovoltaicos.

Além disso, foi considerado o efeito que a gestão e o controle têm sobre a otimização da demanda, por isso na concepção também foram contemplados sistemas inteligentes de regulação e controle tanto da iluminação como da temperatura.

Economia de Emissões

Um indicador da eficiência energética das instalações é a redução nas emissões de CO2 associado às instalações projetadas em relação a outras instalações equivalentes convencionais.

No caso da produção de calor, a comparação é realizada em relação a uma caldeira de gás natural com rendimento de 90%, enquanto no caso da refrigeração, o sistema convencional de comparação será uma bomba de refrigeração de vazão variável (VRV).

Redução CO2

A eficiência das instalações projetadas conseguiu reduzir para um quarto o impacto ambiental das instalações, conseguindo o mesmo efeito que se tivessem plantado mais de 8.700 árvores.

Resumo da redução das emissões de CO2

Emissões CO2 projetadas 19,35 t