A solidariedade não tem fronteiras. Luzes para Aprender: do Uruguai para a África

Projeto Luces
para Aprender

República Democrática do Congo

Desde 2014, a Fundação Elecnor lidera o ambicioso projeto “Luzes para Aprender – Uruguai” que tem como objetivo levar energia elétrica e internet aos centros escolares do país. Graças a esse projeto, 85 escolas rurais que não tinham acesso à rede elétrica ganharam sistemas de geração de energia solar e acesso à internet. Por meio dessa iniciativa, o Uruguai é o único país da América Latina com 100% de suas escolas rurais com eletricidade e conectividade.

A UTE, a OEI e a Fundação Elecnor doaram a dois orfanatos da República Democrática do Congo dois equipamentos fotovoltaicos retirados das escolas beneficiadas da segunda fase do Luzes para Aprender – Uruguai, já que agora elas estavam conectadas à rede nacional.

Esses dois equipamentos fornecem energia aos orfanatos Amour e Turisemi, que abrigam 150 crianças e cujas instalações não contam com equipamento elétrico básico que ofereça o mínimo de conforto e melhores possibilidades de desenvolvimento educativo.

O Ministério da Defesa do Uruguai foi o responsável pelo transporte dos equipamentos por meio de uma missão de paz da ONU com os capacetes azuis do exército uruguaio. A Fundação Elecnor forneceu o treinamento e a capacitação necessários aos militares para a instalação dos equipamentos fotovoltaicos e o treinamento das escolas para a subsequente operação dos sistemas.

Prêmio Nacional de Eficiência Energética 2019

O prêmio é uma iniciativa do Ministério de Indústria, Energia e Mineração do Uruguai para dar visibilidade ao compromisso institucional e promover o investimento no desenvolvimento de novos projetos. Trata-se de um reconhecimento das instituições, organizações e empresas pelos esforços e conquistas alcançados em relação à economia e uso da eletricidade em diferentes setores de atividade. Uma escola rural de Cerro Largo, uma escola urbana de Minas (Lavalleja) e um liceu de Colonia, junto com a Prefeitura de Montevidéu, e várias empresas do setor privado foram premiados em 2019.

Nessa ocasião, a Fundação Elecnor, a UTE e a OEI entregaram um prêmio de eficiência energética dentro do marco do programa Luzes para Aprender.

A história do Orfanato Amour