A Fundação Elecnor consolidou seu papel como principal ferramenta da Responsabilidade Corporativa da Elecnor

Na qualidade de Presidente da Fundação Elecnor, é um prazer para mim lhes dar as boas-vindas ao site oficial da instituição.

Desde a sua constituição, em 2008, a Fundação Elecnor consolidou seu papel como principal ferramenta da Responsabilidade Corporativa da Elecnor. Suas ações concretas, desde o fornecimento de recursos de energia e água a populações remotas até o apoio ao progresso do sistema educativo espanhol, ilustram a vontade de servir a sociedade que inspirou o seu nascimento, com foco especial nas comunidades mais carentes e jovens talentos da Universidade e da Formação Profissional da Espanha. Observando esses anos em uma perspectiva geral, as conquistas obtidas são o melhor estímulo para continuar renovando o compromisso inicial de serviço.

Durante todo esse tempo, a Fundação Elecnor deu o impulso definitivo as suas duas áreas de atuação mais significativas: Infraestrutura Social e Formação e Pesquisa.

Como parte de uma primeira fase, já fazem parte de nossas credenciais projetos tão singulares quanto o Ilumina, que fez chegar a comunidades desfavorecidas de Honduras uma energia a que até agora não tinham acesso; Loma Atravesada, na República Dominicana, que presenciou a chegada de uma linha de distribuição elétrica que conecta com a rede nacional; Solar Back-Up Systems, cujo objetivo era reforçar o abastecimento elétrico de seis hospitais e três clínica em Gana; o projeto Sinergia, no Chile, para levar eletricidade e água ao deserto de Atacama; o desenvolvimento no Uruguai do programa Luces para aprender, pensado para levar energia renovável e Internet às escolas rurais daquele país; ou a construção, com avançados critérios de eficiência e economia energética, da Casa Ronald McDonald no complexo do Hospital Infantil Niño Jesús, em Madri.

No que diz respeito à segunda, destaca-se a consolidação da Cátedra de Energias Renováveis e Eficiência Energética, que criamos com a Universidade Politécnica de Madri. O seu principal objetivo é proporcionar aos alunos da ETS (Escola Técnica Superior) de Engenheiros Industriais oportunidades de contato com o ambiente laboral, uma necessidade indubitável do sistema educativo espanhol. Também nos enche de orgulho a nossa entrada na formação profissional por meio da parceria com o Colégio Salesianos Deusto de Bilbao.

Com base em experiências como essas, a nossa Fundação já é um exemplo claro da vontade da Elecnor em se envolver de forma crescente com as necessidades e problemas dos ambientes onde opera. Mas é, principalmente, o nosso conceito de responsabilidade, que nos guiou sempre desde o momento da constituição da empresa, em 1958. Um conceito que implica importantes compromissos perante os nossos grupos de interesse:

• Compromisso com os clientes: nós nos envolvemos de forma sincera com as suas aspirações e objetivos, oferecendo-lhes as nossas melhores capacidades e a máxima disponibilidade.
  • Compromisso com os funcionários: queremos os melhores talentos e nos preocupamos em criar um ambiente laboral atraente e motivador onde se favorece a progressão profissional. E trabalhamos para que esse compromisso seja mútuo, procurando o envolvimento dos nossos profissionais com os objetivos empresariais, lealdade e entrega ao trabalho.
  • Compromisso com os acionistas: a nossa estratégia empresarial está orientada para o desenvolvimento sustentável do nosso modelo de negócio, independentemente dos ciclos econômicos, sem positivos ou negativos. É, portanto, uma visão de longo prazo que, em última instância, pretende criar valor e gerar nos nossos acionistas e investidores elementos de previsibilidade e sentimento de confiança.
  • Compromisso com os fornecedores: entendemos o vínculo com os fornecedores como uma relação mutuamente satisfatória, com vocação de longo prazo e crescimento sustentável. Queremos melhorar juntos, apresentar novos desafios em termos de qualidade, responsabilidade e eficiência.
  • Compromisso com a sociedade: nossas atividades estão estreitamente ligadas a eixos-chave do progresso social. As infraestruturas, a energia, a água, o ambiente ou a indústria espacial movem as nossas sociedades para um futuro melhor e servem para combater os desafios globais, especialmente as alterações climáticas. É um compromisso que se estende ao campo educativo, mediante iniciativas que favoreçam o envolvimento das novas gerações na resolução desses desafios.

Eu os convido a consultar este site. Aí encontrarão informação detalhada sobre as aspirações gerais e os projetos concretos da nossa Fundação, tanto os já terminados como os que estão em lançamento ou sendo planejados. Poderão ver, assim, a expectativa com a que estamos abordando as várias atividades programadas, e também nossa vontade de melhoria permanente para aspirar tornar realidade a sua grande missão: ser um motor efetivo de progresso social e avanço profissional em todos os contextos onde o Grupo Elecnor desenvolve os seus projetos.

Atenciosamente,

Fernando Azaola